quarta-feira, 1 de março de 2017

Datas comemorativas de março

Olá pessoas lindas!

Trouxe hoje um pouquinho sobre algumas datas comemorativas de março.

                                        Março

08 - Dia internacional da mulher
14 - Dia da poesia
22 - Dia mundial da água
27 - Dia Nacional do circo


08 - DIA INTERNACIONAL DA MULHER



No dia 8 de março de 1857, um grupo de operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque iniciou uma greve seguida de protesto por melhores condições de trabalho e salários mais justos.
Numa ação da polícia, foi deflagrado um incêndio criminoso que acabou tirando a vida de 129 mulheres, entre tantas outras feridas.
O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a essas heroínas da luta pela emancipação feminina. Esse foi um dos fatos históricos mais significativos na luta das mulheres pela igualdade de direitos.
O importante é saber que, ao respeitar os direitos da mulher, todos estarão contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, saudável, feliz e pacifista.



14 - DIA DA POESIA


Em 14 de março comemora-se o Dia Nacional da Poesia, relembrando o nascimento do grande poeta brasileiro Castro Alves.
Um dos grandes expoentes do romantismo no Brasil, Castro Alves escreveu poesias importantes, como O navio negreiro. Não à toa, ficou conhecido como o poeta dos escravos. Morreu de tuberculose na cidade de Salvador (BA), em 6 de julho de 1871, com apenas 24 anos.
A poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. Geralmente, a expressão poesia se aplica à estrutura de texto em versos. Os versos são as linhas do poema. Um conjunto de versos forma uma estrofe.
Algumas características básicas da poesia são o ritmo, a divisão em estrofes e a rima. Um poema também possui métrica, que é a contagem das sílabas poéticas dos versos.
Nem todos esses quesitos estão sempre presentes. Os poetas modernistas, por exemplo, adotaram os versos livres, despreocupados com a rima e a métrica.
Declamando ou escrevendo, fazer poesia é expressar-se de forma a combinar palavras, mexer com o seu significado, utilizar a estrutura da mensagem. Essa é a função poética.
Sugestão de leitura: História da história e outras poesias
de Valéria Belém, Companhia Editora Nacional
Ilustrações de Adriana Mendonça
Sentir é coisa de gente. Palavras também são. Junta tudo, mistura e solta: vira verso, vira rima, como estas histórias de meninas e meninos que sonham tanto e experimentam a vida como um doce algodão.

Castro Alves - Antônio de Castro Alves
Poeta

Nasceu em Muritiba (BA), em 14 de março de 1847. Poeta do condoreirismo (terceira geração do romantismo), ainda jovem ganhou popularidade e respeito por ser um orador de peso.
Suas poesias, fervorosas e defensoras de uma ideologia, foram classificadas como engajadas. Por seus ideais libertários, foi o primeiro grande poeta social da nação. Sua arte foi sempre movida pelo amor e pela luta por liberdade e justiça.
Contrariamente aos românticos, não se fixou no “eu”, mas se revelou um homem ciente dos conflitos de seu tempo, ao retratar as questões políticas e sociais do país. Defendeu a República, a abolição dos escravos, a igualdade e rechaçou a opressão. Entretanto, cantou também o amor, os ideais, a morte e a mulher: uma mulher real, sensual, amante — personificada em Eugênia da Câmara, atriz portuguesa por quem nutria paixão.
Em 1863 aderiu publicamente à causa abolicionista, publicando o poema A canção do africano. Essa luta pela abolição se tornou uma constante e lhe rendeu o epíteto “O Poeta dos Escravos”. Expôs em O navio negreiro toda a sua revolta contra os donos de fazendas que importavam negros da África, vindos apertados em porões imundos dos navios, onde muitos morriam de fome e doença.
Pôs em pratos limpos o lado malvado da pátria, antes exaltada com orgulho – às vezes por ele mesmo. Um ano antes de morrer, publicou Espumas flutuantes, que o consagrou definitivamente ao lado de Gonçalves Dias. Destacam-se também entre suas obras Vozes d’África, Os escravos e A cachoeira de Paulo Afonso.
Castro Alves morreu em 6 de julho de 1871, em Salvador (BA), aos 24 anos, vítima de tuberculose pulmonar. Para celebrar seu nascimento, em 14 de março, o Dia Nacional da Poesia é comemorado nesta data.
dia nacional da poesia era em 14 de março, no aniversário de Castro Alves. A partir de 2015, foi sancionada a lei 13.131, que mudou a data para o aniversário de Carlos Drummond de Andrade em 31 de outubro. Ou seja, agora o dia nacional da poesia é em 31 de outubro.



22 - DIA MUNDIAL DA ÁGUA


O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, através da resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993.
A observância internacional do Dia Mundial da Água é uma iniciativa que cresceu desde 1992, a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro.
Os países foram convidados a dedicar o Dia Mundial da Água a atividades concretas que promovessem a conscientização pública, através de publicações e difusão de documentários, a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos.
De acordo com a Organização das Nações Unidas, o uso da água triplicou de 1950 para cá. Para o futuro, estima-se que nos próximos 20 anos o ser humano irá usar 40% a mais de água do que usa agora.
O que pouco se sabe é que os problemas relacionados à água estão mais ligados à má administração de recursos do que propriamente da escassez natural. Isso quer dizer que o futuro pode ser um pouquinho melhor, se soubermos utilizar a água e criarmos soluções para situações críticas.
Sugestão de leitura: Água
de Charline Zeitoun, Companhia Editora Nacional
A água está por todo lado. Ela enche os oceanos, corre da torneira ou cai em gotas de chuva.
Mas, o que é a água? Como ela se transforma em gelo? Por que os barcos flutuam? Realize as experiências propostas e o precioso líquido não terá mais segredos para você!




27 - DIA NACIONAL DO CIRCO


É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas tiveram início na China, onde foram encontradas pinturas de 5 mil anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas.
Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros acrescentando-se, aos poucos, graça e harmonia.
No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século XVIII, eles eram perseguidos.
Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista.
O Dia Nacional do Circo é comemorado em 27 de março para homenagear o palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto (SP).
Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o “pai” de todos os que tinham a cara pintada, o colarinho alto e que sabiam fazer o povo rir.
As gerações anteriores ainda devem se lembrar o que significava a chegada de um circo à sua cidade. Naquela época, onde não existia televisão, nem cinema, e o teatro era diversão para as elites, a chegada de um circo era uma festa que empolgava adultos e crianças.

Como as opções de lazer e entretenimento eram poucas, o circo promovia o grande evento no qual as pessoas se reuniam para se divertir com palhaços, mágicos, malabaristas e outras atrações.
Sugestão de leitura: O circo
Roseana Murray, Companhia Editora Nacional
Ilustrações de Agnes M. Carvalhaes Carabetti
Acompanhados de ilustrações muito coloridas e vibrantes, os poemas de Roseana Murray narram o percurso do circo desde sua chegada à cidade até sua saída.
Os operários e os que espiam do lado de fora também são lembrados pela autora.

Agora veja a lista das principais datas comemorativas de março:


Nenhum comentário:

Postar um comentário