quarta-feira, 6 de maio de 2015

Dia da Abolição da escravatura


 ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA


No dia 13 de maio comemora-se o dia da abolição da escravatura. Conheça mais sobre esta data:

A escravidão no Brasil teve início a partir da colonização, quando alguns grupos indígenas foram escravizados pelos colonizadores que aqui chegaram. Os protestos da Igreja católica, a crescente resistência dos índios à escravidão e o crescimento do tráfico negreiro, substituiu a mão-de-obra indígena pela mão-de-obra negra.
Os escravos negros eram capturados nas terras onde viviam na África e trazidos à força para as Américas em grandes navios negreiros, em condições miseráveis e desumanas; muitos morriam durante a viagem, vítimas de doenças, maus tratos e fome.
Além da mão-de-obra fundamental nas plantações de cana-de-açúcar e algodão, o escravo era uma mercadoria que podia ser vendida, alugada, doada e leiloada.
O escravo era visto na sociedade colonial como símbolo de poder e prestígio; quanto maior o número de escravos, maior a importância social de quem os possuía.
Por mais de três séculos, o trabalho escravo foi predominante na sociedade brasileira e o Brasil foi o último país da América a abolir a escravidão, quando, no dia 13 de maio de 1888, foi sancionada a Lei Áurea pela princesa Isabel, filha de D. Pedro II.
A lei determinou a libertação imediata dos cerca de 700 mil escravos que existiam no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário