sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dia das mães

 DIA DAS MÃES


No 2º domingo de maio, que neste ano será no dia 10 de maio, comemora-se o dia das mães.
Quer conhecer um pouquinho sobre a criação desta data comemorativa? Leia abaixo e saiba mais:

Prestar homenagens às mães é uma tradição bastante antiga. Na Grécia, havia uma festa em honra a Rhea, Mãe dos Deuses; os judeus faziam uma grande festa no início de março, chamada Matronalia.
Na Idade Média, os ingleses mais pobres moravam na casa de seus patrões e ficavam longe de suas famílias, por isso, foi criado o Mothering Day, que permitia aos empregados voltarem para seus lares para passar esse dia com suas mães.
A data como conhecemos hoje é uma criação moderna. Uma jovem professora norte-americana, Anna M. Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em profunda depressão. Preocupadas com tanto sofrimento, algumas amigas de Anna resolveram fazer uma festa para perpetuar a memória da mãe de Anna.
Mas Anna queria que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, e começou a escrever aos ministros, jornalistas e políticos, buscando estabelecer o Dia das Mães. Sua campanha prosperou e, em 1911, o Dia das Mães foi celebrado em quase todos os estados norte-americanos.
Em 1914, o presidente Wilson decretou oficialmente o Dia das Mães como um feriado nacional, fixado no segundo domingo de maio de cada ano.
No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário