sábado, 19 de outubro de 2013

Cinco lições de sustentabilidade para ensinar às crianças


Sempre é bom ensinarmos coisas aos nossos alunos e filhos coisas que possam contribuir com a natureza. E hoje em dia fala-se muito em sustentabilidade, por isso é importante contribuir desde cedo na formação das crianças.
Então que tal investir em boas lições sobre o Meio Ambiente?
Pois elas poderão fazer toda a diferença para formar adultos conscientes.
Por isso, achei na web 5 dicas para transmitir aos pequenos:


1 - Desligue os aparelhos que não estão em uso

Infelizmente, ainda é muito comum adultos e crianças deixarem lâmpadas, ventiladores, ar-condicionados, TVs e computadores ligados, mas sem ninguém usar. 
O impacto é tanto no aumento do valor da conta de energia, mas também no desperdício deste recurso precioso. Por isso é melhor ensinar, desde cedo, as crianças sobre o consumo de energia.

2 - Feche bem as torneiras

É natural que as crianças gostem de brincar com água e não saibam a dimensão dos problemas do desperdício deste recurso. Por isso é papel dos pais e responsáveis, mostrar a elas o valor que a água tem em nossa vida e como fechar as torneiras completamente. Busque maneiras lúdicas de ensinar, por assim elas guardam para o resto da vida. 


3 - Retire os dispositivos das tomadas quando não estiverem sendo utilizados

Não é estranho ver crianças e até adultos deixando o carregador de celular e de pilhas ligados na tomada mesmo sem estar em uso. Muitos deles não entendem a real importância de não realizar essa prática.

Na verdade, sempre que um carregador está na tomada, independentemente do dispositivo estar sendo usado ou não, ele consome energia. O ideal é que as crianças aprendam essa realidade desde pequenas.

4 - Incentive a reutilização de materiais e resíduos

Um passo mais largo para se conquistar um estilo de vida mais sustentável é a reciclagem de materiais. Incentive a molecada a reaproveitar sacos plásticos, papéis e brinquedos. A prática auxilia na educação dos pequenos e estimula a criatividade. Além de poupar o meio ambiente, o jovem vai aprender a consumir produtos com mais consciência.

5 - Cultive hábitos de leitura sobre o meio ambiente

Incentivar a criança à leitura é, comprovadamente, muito importante para o seu desenvolvimento social e intelectual. Mas que tal apresentá-las a obras sobre o meio ambiente?

Alerte sobre a realidade do mundo em que vivemos, ensinando sobre a riqueza do meio ambiente e como elas podem participar.

Fonte: Eco Desenvolvimento - Informação para um mundo sustentável 

Nenhum comentário:

Postar um comentário