domingo, 1 de julho de 2012

Trabalhando valores: RESPEITO AO OUTRO E O USO DE COMPUTADORES


Aventura Virtual - Episódio 01



OBSERVAÇÃO: as aulas dessa Aventura Virtual foram gravadas no formato de novelinha de rádio. Podendo ser “baixadas” gratuitamente a partir do link: http://www.cincominutos.org/minisseries.cadastro.htm.
Assim, ao invés de uma aula comum, as crianças poderão ouvir a narrativa, com toda a dramatização dela decorrente.

Hoje vamos contar para vocês o primeiro episódio de uma estória muito interessante. É uma aventura virtual vivida por três crianças. Como é uma estória bastante comprida, ela está dividida em episódios.

Dona Selma e seu marido, Reynaldo, têm três filhos: Gilberto, com doze anos; Teca, com dez e Serginho com oito.
Os três estudam na mesma escola. Gilberto é o melhor da classe em matemática. Já Teca é muito boa em português. Serginho é meio preguiçoso, mas nunca perdeu um ano. Os três são conhecidos como os Praxedinhos, por causa do seu sobrenome.
Num dia muito especial, a aula custa a terminar, porque os três estão muito ansiosos. Seu Reynaldo havia prometido levar-lhes um presente. Um presentão.
Assim que termina a aula, os três voltam para casa correndo.
Entram esbaforidos e vão logo procurando o pai com os olhos, mas ele ainda não chegou.
Sem agüentar a ansiedade, Gil pergunta aos irmãos:
– Que será que o papai vai nos dar de presente? Ele prometeu um presentão. Será que é um computador?
Gil tem duas grandes paixões na vida: pegar onda e navegar na Internet. Mas pegar onda, só nas férias, e a Internet... só de longe em longe, quando vai ao escritório do pai.
Um veículo pára em frente à casa.
– É o carro do papai! – exclama Serginho.
Os três partem correndo para abrir a porta da garagem. Outros minutos de expectativa e por fim... lá estão elas, algumas caixas, no porta-malas.
– É um computador! – arrisca Teca.
– Acertou – diz seu Reynaldo. – É um computador. Com multimídia, acesso à Internet e tudo o mais.
Gilberto fica mudo de tão contente. Era tudo o que tinha sonhado. Os três cercam o pai com beijos e abraços de gratidão. Instantes mais tarde os quatro chegam com as caixas à sala de estudo.
Seu Reynaldo, com ar muito sério, diz:
– Meus filhos, vocês têm se esforçado nos estudos, têm tirado notas boas na escola, por isso resolvi lhes dar esse presente. Mas eu quero duas coisas de vocês: que não briguem... e que usem o computador para estudar.
– Só para estudar? – reclama Teca.
– Mas, pai... – começa Gil a dizer com expressão aflita.
– Não, filhos. Não é só para estudar, responde seu Reynaldo. – Vocês podem fazer seus trabalhos durante a semana, mas Internet só aos domingos.
Vendo o pai fazer menção de sair, Gilberto pergunta, com uma ponta de decepção na voz:
– O senhor não vai ligar?
– Não, filho. Isto é trabalho para o técnico. Agora vão tirar esses uniformes e tomar um banho.
As crianças obedecem, decepcionadas, enquanto seu Reynaldo se encarrega de levar embora as caixas vazias.

O episódio de hoje termina aqui, mas qualquer dia destes nós voltamos com a continuação da nossa aventura virtual.
Agora, quero ver quem se lembra quais foram as duas exigências que seu Reynaldo fez aos filhos.
O professor deve incentivar respostas e socializar lembrando que as exigências foram: Não brigar e usar o computador para estudar, explicando que para tudo é necessário haver ordem e disciplina: as crianças ganharam um computador, mas precisam aprender a usá-lo de forma que não se transforme em algo prejudicial.



Perigos com o uso do computador

No primeiro episódio da aventura virtual dos Praxedinhos, nós vimos que seu Reynaldo fez duas exigências aos filhos, quando lhes deu o computador: que não brigassem e usassem o computador para fazer os trabalhos da escola; “Internet, só aos domingos”.
Seu Reynaldo estava muito certo quanto a essas exigências porque os filhos brigavam muito, e isto não é bom. É importante aprender a conviver em paz.
A outra exigência sobre os cuidados no uso do computador é também muito importante porque hoje há muita gente viciada em computador, principalmente adolescentes e jovens.
A pessoa viciada em computador prejudica muito a si mesma, a seus estudos, a suas amizades e a muitas outras coisas.
Esse vício é tão grave que em alguns países já existem até clínicas especializadas em tratar viciados em computador. São tratamentos muito difíceis, e o viciado sempre sofre muito para conseguir livrar-se do vício. A mesma coisa acontece em relação a todos os vícios: o cigarro, o álcool, as drogas, o “video game”, etc.
Por isso, as pessoas sábias cuidam de não se viciar.
O problema está em que sempre acreditamos que podemos experimentar, usar... e que não vamos ficar viciados. Mas é aí que mora o perigo, porque, quando a gente menos espera, já está viciado... Então... começam muitos problemas, muitos sofrimentos.
Assim, sempre é bom ficar longe de coisas que podem gerar vício.
Quem aqui conhece alguém com algum tipo de vício?

O professor deve socializar a discussão, focando os aspectos negativos dos vícios, as dificuldades e sofrimentos que provocam ao viciado e aos que com ele convivem.
Deve também incitá-los a compartilharem com seus familiares o que tiverem aprendido nessa aula.


FONTE: site www.cincominutos.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário