quarta-feira, 4 de julho de 2012

Trabalhando valores: GANDHI


Gandhi

Quando vocês acordaram hoje pela manhã, qual foi a escolha que fizeram?
Quem escolheu ser mal-educado no dia de hoje?
O professor deve incentivar respostas.

Quem escolheu desenvolver um bom convívio com todos no dia de hoje?
O professor deve incentivar respostas e socializar.

Parabéns pela escolha! Foi muito acertada.
Agora, é só continuar praticando o que escolheram...

Quem aqui já ouviu falar em Gandhi?
Ele viveu na Índia, um país muito grande que fica no outro lado do mundo. Era conhecido como Mahatma Gandhi e foi um grande homem... Grande como pessoa, porque era muito magrinho...
Gandhi acreditava que era possível lutar sem violência.
Foi estudar em Londres, onde se formou como advogado em 1891, portanto há mais de um século.
Dois anos mais tarde, ele foi para a África do Sul, a fim de trabalhar numa empresa hindu. Lá, começou a sentir o peso do poderio do Império Britânico, ou seja, dos ingleses, que dominavam muitas nações do mundo, inclusive a Índia.
Quando voltou para o seu país, Gandhi congregou o povo indiano a resistir ao domínio dos ingleses, mas de forma pacífica.
Imaginem vocês que a Inglaterra havia se apossado da produção de sal na Índia, e os indianos tinham que comprar dos ingleses o sal que era deles próprios.
Que fez Gandhi, então? Ele informou ao Primeiro-Ministro inglês, que governava a Índia, que iria dirigir-se ao mar, para extrair o sal, desobedecendo assim à imposição dos ingleses,  injusta e absurda.
Partiu, assim, com um pequeno grupo de pessoas, iniciando a famosa “Marcha para o Sal”. Pelo caminho outras pessoas iam se juntando ao grupo, que ia crescendo cada vez mais e mais. Ao chegarem ao mar, já eram milhares de indianos, que tinham andado mais de 300 km a pé.
Era uma multidão tão grande que os ingleses nada puderam fazer.
A partir daí os indianos passaram a extrair e a comercializar o sal que era deles. Com isso, a nação foi se fortalecendo e acabou expulsando os ingleses, conquistando desse modo a sua independência, sem guerra, sem pegar em armas.
Mahatma Gandhi foi uma pessoa admirável. Ele deixou um grande exemplo para nós, para também aprendermos a viver sem violência.
Praticar a não-violência é nunca ferir ou magoar alguém por palavras ou por ações.
As pessoas não violentas sempre são mais agradáveis, conseguem fazer mais amigos, têm mais sucesso na vida e, principalmente, estão obedecendo às leis universais da paz.

O professor deve incitar os alunos a se esforçarem para desenvolver um bom convívio na escola e nos demais ambientes onde estiverem.


FONTE: no site www.cincominutos.org,
 

Um comentário:

  1. Olá Giselle, vim retribuir a visitinha e aproveitar para conhecer o seu cantinho. Muito legal esse tema de estudo "valores", acredito que se cada pessoa independentemente de ser professor ou não, deveria incentivar as pessoas a serem mais agradáveis (empresas e orgãos públicos), e assim poderiamos ter um convível amigavel com todos. Pois hoje em dia o que se vê, é um número bem maior de pessoas agressivas e o que é pior, isto esta influenciando as nossas crianças.

    ResponderExcluir