terça-feira, 1 de julho de 2014

Instrumento musical com sucata: Gri-gri



O GRI-GRI

ERA UMA VEZ...


O GRI-GRI é um brinquedo musical. Antigamente era feito em cana ou madeira. A técnica de construção deste instrumento faz lembrar uma velha maneira de atar as pernas das cadeiras, quando se partiam e eram coladas o "grude", antiga cola à base de gelatina de matérias animais, que se dissolvia em água e se aplicava aquecida em "banho maria". A maneira de atar era a seguinte: dar várias voltas com um cordão em torno das pernas que previamente tinham levado cola ou grude. Para aumentar a tensão desse cordão, passava-se por ele uma tábua que tinha a função de o torcer.
Ora o Gri-Gri é construído baseado nesta técnica. Além disso não necessita de "grude" ou "banho-maria".


MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Palito de picolé, dois elásticos fortes e uma caixa de fósforos vazia.



MODO DE FAZER:
Passa o elástico pelo palito de picolé dando duas voltas. Depois que abrir a caixa de fósforos coloca-o sobre a mesma dando, ao elástico, o número de voltas necessárias para que fique bem preso (o número de voltas depende do comprimento do elástico). Depois, desloca o elástico juntamente com o palito para a extremidade fechada da caixa. Assim, uma das extremidades do palito fica livre e a outra sobre a caixa.



COMO TOCAR
Segura a caixa de fósforos com a mão esquerda e com o polegar da mão direita bate duas vezes seguidas, de maneira contínua. O som é parecido ao do grilo... grigri... grigri... grigri.


2 comentários: