domingo, 15 de março de 2009

Alfabetização - Métodos



MÉTODOS DE ENSINO

São vários os métodos para se alfabetizar. Falaremos sobre os mais utilizados:

1- Métodos de alfabetização predominantemente sintéticos
2- Métodos de alfabetização predominantemente analíticos


MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO PREDOMINANTEMENTE SINTÉTICOS

São métodos que levam o aluno a combinar elementos isolados da língua: sons, letras e sílabas.
Os métodos predominantemente sintéticos podem ser:

  • alfabéticos ou soletrativos

  • silábicos
  • fonéticos


  • Alfabéticos ou soletrativos
    O aluno aprende:
    • o nome das letras nas formas maiúscula, minúscula, manuscrita, etc.

  • a seqüência do alfabeto.
  • a combinar as letras entre si, formando sílabas e palavras.

  • Silábicos
    O aluno aprende inicialmente a sílaba, a combinação entre elas e chega à palavra.
    Fonéticos
    O aluno aprende inicialmente os sons das letras isoladas e depois reúne em sílabas que formarão as palavras.


    MÉTODOS PREDOMINANTEMENTE ANALÍTICOS


    São métodos que levam o aluno a analisar um todo (palavra) para chegar às partes que o compõem.
    Os métodos predominantemente analíticos podem ser:
    • palavração

  • sentenciação
  • contos ou historietas
  • natural

  • Palavração
    O aluno aprende algumas palavras associadas às suas imagens visuais. É usada a memória visual. Depois que o aluno já reconhece algumas palavras, estas são divididas em sílabas para formar outras palavras.
    Sentenciação


    O aluno parte de uma frase que a turma está discutindo, visualiza e memoriza as palavras e depois analisa as sílabas para formar novas palavras.

    Contos ou historietas

    É uma ampliação do método de sentenciação. O aluno parte de pequenas histórias para chegar nas palavras, sílabas e com estas sílabas formar novas palavras.

    Natural

    O método natural parte de um pré-livro que contém registros de conversas da classe sobre determinado assunto. É apresentado aos alunos aos poucos para a sua visualização. Depois dessa fase, passa-se para a leitura sonorizada de cada sílaba da palavra. A partir destas sílabas, o aluno forma novas palavras e novas frases.
    Técnicas de Alfabetização
    São procedimentos de trabalho utilizados em sala de aula para facilitar a aprendizagem.
    As técnicas devem variar de acordo com as peculiaridades de cada aluno, cada professor e cada turma.
    As técnicas são divididas em dois grupos:
    • técnicas de leitura

  • técnicas de escrita

  • Técnicas de Leitura
    • Utilização de cartões vazados para a orientação da leitura do aluno(da esquerda para a direita).

  • Leituras de textos em conjunto.
  • Utilizar jogos de memória, de associação "palavra-figura", dominós e atividades artísticas.
  • O professor deve utilizar técnicas que orientem o aluno a seguir a direção esquerda-direita. A sala de aula deve conter livros, revistas e cartazes para haver contato da classe com estes símbolos gráficos

  • Técnicas de Escrita
    • A criança deve perceber a forma das letras.

  • O professor deve formar, com as partes dos corpos de seus alunos, algumas letras.
  • Desenhar a letra em tamanho grande, no quadro-de-giz, para que a criança percorra o traçado com o dedo.
  • Ditados-mudos (cartões com uma figura, ao mostrar, as crianças devem escrever o que estão vendo.
  • Os trabalhos devem sempre ter seu início marcado por um ponto e setas,para servir de direção esquerda-direita.
  • AS TÉCNICAS DEVEM PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA.

  • Autora: Maria de Fátima Saramago Quinet A. de Oliveira

    Nenhum comentário: